Assinatura do Protocolo da Rede Bibliotecas de Paredes

RBP1
“Sabes, leitor, que estamos ambos na mesma página
E aproveito o facto de teres chegado agora
Para te explicar como vejo o crescer de uma magnólia.”
RBP2

Podíamos falar da Rede de Bibliotecas de Paredes (RBP) com estes versos de Daniel Faria, poeta nascido em Baltar, precisamente no concelho de Paredes. Como uma árvore que há de florir, a RBP consolidou as suas raízes com a assinatura do protocolo e a apresentação pública do Portal que lhe dá visibilidade. No dia 15 de março, na Biblioteca Municipal de Paredes, o documento estruturante da RBP foi assinado pelos representantes de todos os parceiros: o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, os Diretores ou Presidentes da CAP dos Agrupamentos de Escolas do concelho – AE de Cristelo, AE Daniel Faria-Baltar, AE de Lordelo, AE de Paredes, AE de Sobreira, AE de Vilela – o Diretor da Escola Secundária de Paredes, o Diretor do Centro de Formação Profissional da Indústria das Madeiras e Mobiliário, a Diretora do CFAE Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel, o Presidente da Fundação ALord e o Presidente da Junta de Freguesia de Recarei.

RBP3
Com a apresentação do Portal da RBP, os presentes constataram a dupla função do mesmo: a promoção da leitura no concelho através da divulgação e do acesso ao fundo documental de cada parceiro (mediante a consulta do catálogo coletivo e o empréstimo interbibliotecas) e a divulgação de atividades e iniciativas das várias bibliotecas, numa preocupação de diálogo cultural. Dois belos momentos musicais proporcionados pelos alunos da Academia de Música de Paredes reforçaram esta transversalidade cultural. O encontro terminou com um Porto de Honra servido pelos alunos do Curso de Serviço de Mesa - Hotelaria e Restauração da Escola Básica de Sobreira.
RBP4
Como a magnólia que cresce e floresce, assim se desenvolverá o trabalho da Rede de Bibliotecas de Paredes, alicerçado na iniciativa e coesão dos seus parceiros.

Reportagem Vale Sousa TV

convite rbp email