Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

 

EB1 Lordelo

 


 

Exposição sobre a tradição de Natal de Ousilhão

Festa dos Rapazes de Ousilhão!

No dia 25 de dezembro, os rapazes fazem a primeira ronda pela aldeia, realizando um peditório para o menino Jesus. Os máscaras e os moços (enfeitados com chapéus, castanholas e lenços pelos ombros), acompanhados pela gaita-de-foles, dão as boas festas, comem e bebem em cada uma das casas e só quando a ronda por todas as casas da aldeia acaba é que o povo se pode reunir na galhofa da noite.

No dia 26 de dezembro, realiza-se o peditório para o Santo Estevão e esta é que é mesmo a Festa dos Rapazes. Faz-se, então, a mesma volta pelas casas da aldeia, que começa logo cedo e dura até, mais ou menos, ao meio-dia.

A seguir, celebra-se a missa de Santo Estevão e, depois, todos se sentam à mesa em honra do mesmo santo. À cabeceira da mesa têm lugar os reis velhos e os novos, o presidente da Junta de freguesia e o padre. A outra parte da mesa é dedicada ao povo. Esta mesa comunitária é composta por pão e vinho.

Uma vez finalizada a passagem de coroas, a mesa é arrematada em leilão e os novos reis são acompanhados até ao bairro ao qual pertencem, juntamente com os máscaras e o gaiteiro. Terminado este ritual, a Festa dos Rapazes acaba; então, é “galhofa até às tantas da manhã” e essa é que é a tradição.

“Estas casas são caiadas,
Mais por dentro que por fora,
Muitos anos vivam nelas,
Os senhores que nelas moram.”

“Estas casas são caiadas,
E o soalho é de vidro,
Muitos anos vivam nelas,
As mulheres com seus maridos.” (Quadras cantadas no dia 25 de dezembro)
 
“Levantem-se ó Senhores
Desses seus escanos dourados
Dai a esmola ao Santo Estêvão
Que ele lhes dará pago.” (Quadras cantadas no dia 26 de dezembro)

Exposição de Natal festa dos rapazes


 

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

mes BE


Lançamento do Livro do Agrupamento 2014
 
 
Foi colocado à venda, dia 6 de junho, o volume II do Livro do Agrupamento.

Esta atividade da Biblioteca Escolar consiste na edição anual de uma coletânea de desenhos e textos das crianças e alunos do agrupamento de escolas de Lordelo.

Aqui fica a bonita capa da edição deste ano.
 
 
Capa livro 2014   Capa contra 2014
 

 
Workshop  de Introdução ao Coaching
 
 
Cartaz coaching

 

Com as mudanças na sociedade, são precisas cada vez mais ferramentas para conseguir lidar com os desafios do dia-a-dia pessoal e profissional.

O Coaching é um processo eficaz que visa apoiar, desafiar, desenvolver e capacitar as pessoas a atingirem os seus objetivos em alguma área da sua vida, pessoal ou profissional.
 
Este Workshop, dirigido a professores e assistentes técnicos e operacionais, decorreu no dia 21 de maio, das 17.00h às 20.00h, e  teve como propósito contribuir positivamente para que todos os participantes – através de ferramentas de Coaching – comecem a alcançar os resultados que procuram para a sua vida.

Este workshop foi criado por Daniel Sá Nogueira, autor do livro "Trata a Vida por Tu".

 

1ªturma workshop coaching