Semana da Leitura 2016

Porque os monumentos são, também eles, elos de ligação entre as memórias do que foi e as vivências de um tempo presente que é tempo de hoje, mas lavrado pelos arados da permanência.

No âmbito da Semana da Leitura de 2015/2016, cujo tema era “ Elos de Leitura ”, foi lançado o repto às bibliotecas escolares da Rede de Bibliotecas de Paredes, para a realização de projetos que envolvessem a Rota do Românico. Nesse sentido, foi proposto aos diversos Departamentos Curriculares do Agrupamento de Escolas Daniel Faria, Paredes, que desenvolvessem atividades inerentes a esse repto.

Como resultado das várias atividades/projetos pensados e concretizados nos diversos Departamentos, e de acordo com o currículo das várias disciplinas, foram escritos textos originais e /ou de pesquisa, elaborados cartazes, construídas maquetes e apresentados desenhos.

A construção de maquetes dos Monumentos da Rota do Românico, proposta aos alunos pelo grupo disciplinar 200, História e Geografia de Portugal, incluiu monumentos de todos os concelhos. Curiosamente, para o mesmo monumento surgiram diferentes maquetes.

As fotografias que acompanham esta notícia ilustram a exposição resultante da atividade desenvolvida pelos professores de História e Geografia de Portugal.

Esta exposição esteve patente à comunidade escolar, na Escola Básica de Baltar, durante quatro semanas, tendo-se inserido nas atividades do dia “Escola em Ação”.

É de salientar a cooperação e envolvimento dos pais na elaboração de maquetes e outras atividades.

Dos trabalhos desenvolvidos pelos outros Departamentos, é de destacar a maquete da Capela da Quintã, em Baltar,elaborada por alunos do 9.º F, com a supervisão do professor Álvaro Martins.

Capela da Quintã Exposição R Românico 2015-16.
Exposição R Românico 2015-16. 3 Exposição R Românico 2015-16. 4
Exposição R Românico 2015-16. 5  Exposição R Românico 2015-16. 6